Evento trouxe Lucas Inutilismo para compartilhar suas experiências com os estudantes de comunicação.
O Café Acadêmico é um tradicional evento realizado pela Agência de Comunicações ECA Jr. Nele, estudantes universitários têm a oportunidade de conversar com uma personalidade influente da área das artes e da comunicação. O nome surgiu do seu formato diferenciado: o coffee break.
A segunda edição presencial do Café após o período de pandemia teve a presença do criador de conteúdo digital Lucas Vinícius, popularmente conhecido como Lucas Inutilismo. Ele compartilhou experiências, curiosidades, e opiniões com os estudantes, e também arrancou muitas risadas da plateia.
O evento também foi um apelo social e as doações arrecadadas foram revertidas ao Instituto Grão de Areia, escolhido por Lucas, e que oferece aulas de música às crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos da rede pública de ensino.
Inutilismo na música
Lucas é conhecido por seus vídeos de humor, com diferentes temáticas que atraem a atenção de seu público, mas o que viralizou nos últimos anos foram as apresentações musicais do artista.
No evento, o influenciador comentou sobre a criação de seus vídeos de retrospectiva musical e contou que a curadoria das músicas, junção e produção do resultado final demoram meses e boa parte é feita apenas por ele.
Lucas também compartilhou sobre seus shows, que compõem uma turnê nacional chamada “Minha Playlist de Funk”, em que junto de sua banda, mistura o funk com o metal. A turnê, que já lotou espaços pelo país, vai acabar em 2023.
No Café 55, o músico ainda comentou sobre seu podcast Bocadinhas, uma reunião entre ele e seu amigo de infância Marcelo para falar de assuntos variados, com diferentes convidados. Lucas Inutilismo deixou uma novidade para os estudantes presentes no evento e compartilhou que alguns dos futuros convidados de seu podcast serão os integrantes do canal Jovem Nerd.
Respondendo perguntas dos estudantes
O momento mais esperado do Café Acadêmico são as perguntas do público para a personalidade convidada. Lucas respondeu questões que abordavam suas experiências pessoais, profissionais e até acadêmicas.
O influenciador comentou sobre a evolução das plataformas digitais, desde o Youtube até o Tiktok, rede muito popular atualmente. Lucas explicou que considera preocupante a urgência das pessoas em assistir vídeos cada vez mais curtos, mas que não acredita que isso signifique o fim de uma plataforma como o Youtube. Pelo contrário, todas as plataformas são interessantes em diferentes aspectos e podem ser muito bem aproveitadas.
Em conversa com o público do Café 55, o artista recebeu muitos comentários emocionantes sobre sua influência na vida dos fãs, e até compartilhou a importância de ter começado a produzir seus vídeos após o término de seu ensino médio: “Vocês são minha universidade”, disse Lucas, e ainda falou sobre a atual situação de sua carreira: “É muito legal, muito gratificante e muito doido”.
O Café Inutilismo trouxe uma experiência muito gratificante ao público, com uma conversa leve e descontraída sobre a área da comunicação.
Autora: Laisa Dias.
Fonte: Jornalismo Júnior/USP.