A hipersexualização das mulheres em filmes de super-heróis 

Nos famosos filmes de super-heróis, notadamente voltados para um público masculino, monta-se uma visão estereotipada do corpo e da mente femininos, reforçando o machismo e acabando com as lutas feministas.

Uma das áreas mais famosas do mundo geek é a dos super-heróis, que engloba diversos universos, com histórias cativantes e emocionantes. Todas essas tramas, muitas adaptadas para a esfera cinematográfica, marcaram gerações e vão sempre ser relembradas como marcos na história do cinema.  Contudo, existe o outro lado desse cosmos, caracterizado por um machismo e misoginia enraizados, que é a hipersexualização de personagens femininas, expondo os corpos das atrizes em figurinos cavados, que cobrem apenas o necessário e construindo um tipo de personagem com falas e ações estereotipadas (isso quando alguma mulher é escalada).

Margot Robbie como Arlequina em Esquadrão Suicida (Suicide Squad, 2016). [Imagem: Divulgação/Warner Bros]

Cadê o protagonismo feminino?

Apesar de nos últimos anos estar crescendo o protagonismo de mulheres em obras cinematográficas do mundo geek, com o lançamento de filmes como Mulher Maravilha (Wonder Woman, 2017) e Capitã Marvel (Captain Marvel, 2019), a presença de personagens femininas nos filmes de super-heróis ainda se limita muito na ancoragem às personagens masculinas. 

Por exemplo, a Viúva Negra (Scarlett Johansson),  personagem da Marvel, teve sua primeira aparição no filme Homem de Ferro 2 (Iron Man 2, 2010) como assistente do protagonista, apresentada sempre com características sedutoras e com roupas justas e decotadas. Nos filmes que dão sequência ao Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), Viúva Negra sempre aparece como a única mulher em um grupo de homens, como no filme Os Vingadores (The Avengers, 2012). Esse fato muda com o longa Os Vingadores: Era de Ultron (Age of Ultron, 2015) em que uma nova personagem feminina é inserida no UCM: Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen). Ainda assim, ambas personagens apenas faziam aparições secundárias, com o objetivo de dar suporte aos homens, possuindo (quase) nenhum local de fala.

Além disso, em mais de cinquenta anos de lançamentos de obras cinematográficas de super-heróis, apenas 8 filmes foram protagonizados por mulheres: Supergirl (1984), Mulher-Gato (Catwoman, 2004), Elektra (2005), Mulher-MaravilhaCapitã Marvel , Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa (Harley Quinn: Birds of Prey, 2020), Mulher Maravilha: 1984 (Wonder Woman: 1984, 2020) e Viúva Negra (Black Widow, 2021).

“As narrativas audiovisuais, dos games, dos quadrinhos, têm os homens como protagonistas; são homens contando suas próprias histórias e isso faz com que a gente não se surpreenda se os personagens forem masculinos. Quando as mulheres preenchem esses espaços, por exemplo nas comédias românticas, muitas vezes elas estão ali para fazer a narrativa do homem acontecer, elas não tem uma história voltada para elas mesmas, com um núcleo, uma narrativa, com conflitos dramáticos que fale sobre o universo das mulheres. O conflito dramático delas está em conquistar o homem e fazer a história dele acontecer”, afirma Gabriela Santos Alves, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pós-doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Por isso existe uma avaliação chamada Teste de Bechdel, que tem como objetivo analisar se um filme traz personagens mulheres fortes e participativas, questionando se a participação feminina faz diferença no enredo da obra. O exame consiste em três perguntas que devem ser respondidas para a análise da trama: 

  1. O filme tem duas ou mais personagens femininas com nomes?
  2. Elas conversam entre si?
  3. O assunto da conversa é algo que não seja homem ou assuntos relacionados a romances?

O teste surgiu em 1985, com a cartunista Alison Bechdel, que publicou uma tirinha ironizando os filmes de Hollywood que sempre representam mulheres de forma estereotipada e clichê. Na tirinha, há uma personagem que diz só assistir a filmes que atendam aos seguintes critérios: tenham ao menos duas personagens femininas, que conversem entre si em alguma cena e sobre algo que não seja homens.

Scarlett Johansson como Viúva Negra em Os Vingadores. [Imagem: Divulgação/Marvel]

A hipersexualização dos corpos femininos

Macacões justos, mini saias, tops, bodys decotados, saltos altos. Essas são as peças de roupa que geralmente constituem os figurinos das super heroínas. Ignorando completamente a falta de praticidade deste tipo de vestimenta, em um contexto de constantes lutas, presentes a todo momento em filmes de ação, a representação das mulheres se baseia nesta hipersexualização de seus corpos.

Um dos maiores exemplos desta hipersexualização de personagens femininas exacerbada é o filme Mulher-Gato, estrelado por Halle Berry. Além de ter sido um grande fracasso nas bilheterias e com apenas 18% de aprovação do público, segundo o Rotten Tomatoes, o longa mostra a protagonista de forma extremamente erotizada, com um pequeno top, que dá destaque aos seios da atriz, e uma calça de couro rasgada, sem contar o fino salto alto utilizado pela personagem. 

Jessica Chastain, conhecida pelo grande papel da comandante Melissa Lewis, no filme Perdido em Marte (The Martian, 2015), é uma grande personalidade de Hollywood que se posiciona fortemente contra o machismo. Em entrevista para a RadioTimes, a atriz fez críticas em relação à representação das mulheres nos filmes de super-heróis. “Se você olhar para filmes como Elektra e Æon Flux, o problema dos estúdios é que eles fazem filmes com mulheres valentes muito sexualizadas. Elas precisam vestir um traje colado ao corpo”, afirma Chastain. “O fato é que a maioria dos filmes de Hollywood mostram uma perspectiva masculina. No geral, os filmes de Hollywood são muito ‘machocêntricos’”, complementou a atriz.

Em entrevista para a Jornalismo Júnior, a pós-doutora Gabriela Santos Alves comentou também sobre os figurinos sexualizados das super-heroínas. “Por exemplo, o uniforme das mulheres são sempre muito justos, colados ao corpo. Pensar o corpo dessas heroínas, são corpos jovens, o padrão da indústria de beleza da indústria da moda, bastante evidenciados do ponto de vista da sexualidade. E é importante a gente pensar também, eu acho que além dos figurinos dessas personagens, do tipo de enquadramento que esses corpos femininos recebem, um enquadramento ginecológico, que é aquele enquadramento que vem de baixo para cima, focando na vagina, nas nádegas, nas coxas das mulheres”.

A professora ainda discorreu acerca da importância da comparação entre o tratamento dado às personagens masculinas e às femininas. “Eu acho que um exercício muito importante da gente fazer é sempre se perguntar se isso acontece com os homens, com os personagens e os heróis masculinos, se eles têm esse tipo de uniforme marcando o corpo deles, se eles usam um shortinho muito curto, pensar no enquadramento quando a gente está falando de filmes ou mesmo nos HQs. Eu acho que esse é um exercício muito importante para a gente questionar essas práticas e refletir sobre elas de maneira crítica”.

Halle Berry como Mulher-Gato. [Imagem: Divulgação/Warner Bros]


Os estereótipos femininos e o público cinematográfico

É um fato que quando as primeiras HQs, histórias e filmes de super-heróis surgiram, no século passado, o público-alvo era o masculino. Assim, as personagens, principalmente as femininas, eram pensadas para agradar sua audiência, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Dessa forma, foram utilizados diversos estereótipos machistas, que estão presentes no senso comum, para a construção das mulheres nessas tramas.

Segundo o artigo “10 provas da existência do machismo no cinema”, do Instituto DEA (Direito, Economia Criativa e Artes), existem alguns tipos clichês femininos comuns no mundo cinematográfico, como: a garota diferente, a histérica, a profissional infeliz e a “gostosona”. No caso dos filmes de super-heróis, o estereótipo mais constantemente utilizado é o da única mulher entre vários homens, que tem a única função de trazer certa tensão sexual para o grupo e satisfazer os gostos e fetiches dos espectadores.

Capa de HQ da DC Comics. [Imagem: Reprodução/Instagram]

Quando as coisas vão mudar?

Nos últimos anos vem ocorrendo uma aparente mudança em relação à falta de diversidade no cinema, principalmente no mundo geek. Com o lançamento de filmes com protagonismo feminino e de pessoas negras, há também uma maior diversidade no público dessas obras. 

Para a pós-doutora Gabriela Santos Alves o maior exemplo dessa transformação é o longa Pantera Negra (Black Panther, 2018). “Pensando o público que consome [cinema], eu acho que hoje ele é mais diversificado, do que lá no surgimento. Em Pantera Negra, por exemplo, a gente pôde ver muitas crianças negras indo ao cinema, foi um movimento muito bonito. Isso evidencia que tem um público diversificado de pessoas negras e de crianças, principalmente, que requerem essa representatividade. Já passou da hora da gente promover na indústria audiovisual esse tipo de presença e de representatividade de mulheres, pessoas negras, da população LGBTQIA+, assumidamente. Eu acredito que a gente está caminhando para isso, a gente está no meio de um movimento que se iniciou a pouco tempo, mas que é forte, que é esse movimento que quer a presença de personagens mais diversos.”, afirmou Gabriela.

“Quando a gente dá visibilidade, quando a gente fala sobre um assunto, a gente faz ele se tornar real. Enquanto está ali nos guetos, dentro de discursos que não chegam, que não tomam essa materialização é como se não existisse”, conclui a pós-doutora. 

Apesar da visível mudança em relação à representação de minorias no mundo cinematográfico dos super-heróis, que vem ocorrendo nos últimos anos, ainda não é suficiente. Na vida real não existem aliens tentando invadir o planeta ou vilões com super poderes que devem ser detidos. Aqui, a luta é contra o machismo, o racismo, a xenofobia, a LGBTfobia e todos os outros tipos de preconceito, luta que é eterna e não deve ser subestimada.

Autora: Lorena Corona.

Fonte: Jornalismo Júnior/USP.