ACNUR realiza iniciativas anti-xenofobia para promover a inclusão de pessoas refugiadas no Brasil

Projetos realizados pelo ACNUR em diversas áreas trazem informações sobre as pessoas, suas jornadas de deslocamento forçado e os potenciais que elas trazem para agregar conhecimentos à sociedade de acolhida.

Exposições, documentários, literatura, parcerias esportivas, podcast, cursos de formação… Por meio de diferentes linguagens, conteúdos e formatos, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) desenvolveu em janeiro uma série de iniciativas que tem como objetivo prover informações sobre quem são as pessoas refugiadas e quais são os motivos que as fizeram ter que deixar seus países de origem em busca de proteção internacional.

Trabalhando de forma articulada com diversos parceiros e sendo a referência no assunto de deslocamento forçado, o ACNUR apresenta abaixo cinco projetos que mesmo atuando junto a diferentes segmentos da sociedade, têm em comum o propósito de gerar conhecimento, empatia e solidariedade às pessoas refugiadas, atuando assim como uma importante ferramenta contra a xenofobia, o preconceitos e outras formas de discriminação.

1) Mala dos Saberes Deslocados

Lançada no início de 2023, a “Mala dos Saberes Deslocados” é composta por 15 obras literárias infanto-juvenis e por um guia pedagógico voltado para os professores para que os livros e seus conteúdos sejam discutidos em salas de aula, envolvendo conteúdos para os ensinos fundamentais e médio. Mais informações sobre o projeto estão aqui.

2) Documentário Resistência: A Jornada dos Refugiados no Carnaval do Rio

Produção audiovisual do ACNUR, o documentário “Resistência” narra a história de cinco pessoas refugiadas de diferentes nacionalidades que desfilaram pelo Acadêmicos do Salgueiro no Carnaval Rio 2022. O documentário foi premiado como melhor documentário pelo Festival de Cinema de São Paulo e estará disponível em fevereiro em um canal de streaming. Mais informação estão aqui.

3) Livro Prato do Mundo

A gastronomia é uma importante expressão cultural que contribui imensamente para a geração de renda das populações refugiadas recém-chegadas aos países de origem, pois para fazer um prato delicioso não é preciso saber o idioma local, mas sim conhecer uma boa e tradicional receita. O download do livro de diferentes receitas pode ser feito gratuitamente, mediante cadastro por este link.

4) Parcerias do ACNUR com times esportivos

O universo dos esportes é um canal que promove grande engajamento nas redes sociais pela paixão que gera nos corações brasileiros. Como forma de trazer informações sobre as pessoas refugiadas aos fãs de esportes, o ACNUR criou uma página sobre o tema e desenvolveu uma carta de solidariedade às pessoas refugiadas que pode ser assinada por clubes de diferentes modalidades em respeito à essa população.

5) Podcast Refúgio em Pauta

Desenvolvido pelo ACNUR em parceria com estudantes da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, o podcast “Refúgio em Pauta” é um meio de informação que aprofunda os principais desafios de integração das pessoas refugiadas no Brasil. Em seus 10 episódios já lançados, contou com a participação de refugiados, especialistas e pesquisadores que debatem o a realidade de quem busca proteção no Brasil.

Autor: Miguel Pachioni.

Fonte: ACNUR.