Cortes para cabelo crespo viram moda

Nudreads, dreadlocks e flattop são algumas das opções adotadas por quem tem esse tipo de fio.

Cortes para cabelo crespo viram moda

O sulfato e as substâncias encontradas no xampu são responsáveis pela limpeza profunda do cabelo. Mas algumas pessoas acreditam que, além da higiene e dessa química, o produto também tira os óleos naturais e os lipídios, deixando os cabelos ressecados.  Por conta desse dano aos fios, surgiu a técnica de “lowpoo”, uma tradução livre como “baixo xampu”. Nesse caso, não há sulfato, garantindo limpeza e hidratação.

Por conta dessa nova tendência, as pessoas criaram blogs para explicar mais sobre o assunto. De acordo com o blog “Cacheia”, além do sulfato, os produtos Petrolados que são a base do petróleo também são proibidos nessa rotina.

Ainda no blog “Cacheia”, a escritora Maressa de Sousa afirma que também existem parabenos no xampu, que são os conservantes que a indústria usa nos produtos para prolongar a vida deles. Existe uma discussão sobre os riscos do uso de parabenos nos produtos, que causam alergia. E eles não estão presente só nos cremes de pentear, mas também em hidratantes, loções e desodorantes.

De acordo com a cosmetóloga Tatiane Ferrarezi, o excesso de espuma não é sinal de que o cabelo está limpo e sim que no produto tem muito sulfato. Ela também afirma que o sulfato pode sim ser substituído por substâncias menos agressivas e promover a limpeza dos fios.

E ainda existe outra técnica de limpeza sem produtos agressivos e até mesmo sem o xampu. O “Nopoo”, também, em tradução livre “sem xampu”, é a técnica em que você não utiliza o xampu na lavagem, fazendo o Co-wash, que é a limpeza apenas com o condicionador. No No- poo apenas produtos com silicone solúvel em água são permitidos.

Tatiane completa que o condicionador mesmo que com silicone solúvel em água ele não tem propriedades de limpeza, então não faz a limpeza.

Mas há controvérsias, a estudante Isabela Santiago é adepta da técnica “No poo” a mais de um ano  e diz sentir uma grande mudança no seu cabelo. “Meu cabelo antes era muito oleoso, se eu saia de manhã a noite eu já tinha que lavar, e depois da de um tempo fazendo a técnica eu consigo ficar uns três dias sem lavar”.

Autora: Jennefer Andrade.

Fonte: Metodista.