Viajando na história – Curiosidades do mundo da moda

MACKENZIE

Nesse post tentei reunir, através de uma viagem no tempo, alguns momentos marcantes para a evolução da moda, acontecimentos que influenciaram a moda para que hoje ela seja como é. São pequenas curiosidades que nos farão entender um pouco mais sobre a moda.

Invenção do biquini

Inventado pelo estilista francês Loius Réard em 1964, o nome “biquini” vem de uma região de testes atômicos dos EUA, ou seja, até a corrida nuclear teve influencia na moda.

Vintage e Retrô

Existe uma grande confusão entre o “Vintage” e o “Retrô”, peças vintage remetem ao período entre 1920 e 1960. Acima dessa época, já podemos chamar de retrô.

Espartilho

 

A função do espartilho era moldar o corpo das mulheres mas com o surgimento de vestidos de cintura alta, que realizavam a mesma função sem machucar ou incomodar, os espartilhos foram deixados de lado.

Surgiram então os sutiãs, criados em 1907, eles tinham como função cobrir e dar suporte aos seios, moldando e favorecendo ainda mais o corpo da mulher. A peça era novidade e começou a fazer sucesso após ser estampada na capa da Vogue. Com o passar do tempo a peça foi aperfeiçoada em relação a material, estampas e conforto.

Influência Real

O período da rainha Elizabeth II na Inglaterra é de grande influência no segmento da moda. A rainha tinha um grande apreço por chapéus exagerados, de tão aficionada pelo acessório declarou uma lei decretando que todas as mulheres acima de 7 anos deveriam usar chapéus em público aos domingos e feriados. Caso a lei não fosse cumprida uma multa seria atribuída.

No estilo dos automóveis

Vocês sabiam que a invenção dos automóveis influenciaram indiretamente na moda? Isso se deve a necessidade de adaptação dos vestidos para facilitar o acesso das mulheres nos automóveis (Como a extinção do espartilho).

Cabelo Curto

O corte de cabelo curto era um enorme tabu há décadas atrás, eram considerados ato de rebeldia diante a família tradicional, considerava-se infiel mulheres que adotavam o modelo de cabelo curto.

Bermudas

Já ouviram falar da Ilha das Bermudas? Sabiam que o nome da ilha não é coincidência? Faz referência há uma lei criada na Ilha das Bermudas, que proibia mulheres de mostrarem as pernas, coisa que se tornava cada vez mais comum com a criação de vestidos mais curtos.

Com o surgimento das bermudas além de finalmente existir uma opção confortável e adequada para homens e mulheres diante do calor (que é ainda mais nas ilhas), as mulheres podiam driblar a lei utilizando-as, afinal, não estariam mostrando nada acima dos joelhos.

 

Autora: Natália Croccia Lucchesi

Fonte: Mackenzie