São Bernardo inaugura incubadora de empresas e inovação tecnológica

METODISTA

São Bernardo inaugura incubadora de empresas e inovação tecnológica

De acordo com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em 2016 o Brasil possuía 369 incubadoras de empresas em todo o país. Este número indica que as incubadoras reúnem cerca de 2310 empresas incubadas e 2815 graduadas, ou seja, negócios já em funcionamento.

Quem quer empreender em São Bernardo poderá contar, a partir do ano que vem, com profissionais especializados para ajudar o empreendedor a realizar sua ideia. O Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (CEITEC) abriu neste ano, no bairro Baeta Neves, a primeira chamada pública para captação de projetos. As inscrições vão até o dia 29 de setembro e o edital pode ser conferido no site da prefeitura.

O CEITEC é uma incubadora de empresas, local onde empreendedores e inventores podem usufruir de uma infraestrutura e de um time de funcionários de diversas áreas como jurídico, financeiro, tecnológico, entre outros. “Esses especialistas estimulam e agilizam os resultados de um negócio iniciante”, afirmou Sadao Hayashi, coordenador do Centro.

Apresentação tem grande peso na aprovação

De acordo com o edital, 20 projetos deverão ser selecionados para ter início do primeiro semestre de 2018. O processo seletivo é similar ao praticado no mercado. Hayashi explica que funciona assim: em uma apresentação de três a cinco minutos, conhecida como “pitch”, o interessado deverá explicar a ideia de seu negócio. “Além disso, é necessário montar um canvas”, disse. Segundo o Sebrae, um canvas é um cartaz visual pré-formatado contendo nove blocos com as seguintes informações: parcerias principais, atividade-chave, recursos principais, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, estrutura de custos, segmento de clientes e fontes de receita.

O prefeito Orlando Morando (PSDB) inaugurou no início do mês de agosto o prédio onde funcionará o CEITEC. Sadao Hayashi afirma que o local passa por reformas. “O espaço precisa ser adaptado para seguir o modelo de uma incubadora de startup. Tudo isso deve terminar em dezembro de 2017. “

Desde janeiro a coordenação do CEITEC firmou diversas parcerias com universidades e centros de ensino da região, como a Universidade Metodista, UFABC, FEI e SENAI. Dentre as empresas participantes do projeto há a M Shimizu, Sonitus Engenharia e a MVC. “Ainda não definimos o tipo de participação dessas companhias”, explicou Hayashi. Ford e Volkswagen devem disponibilizar palestrantes.

Apesar da chamada pública, o operacional do CEITEC ainda é incerto. Hayashi não soube responder como será feita a escolha dos profissionais que deverão instruir os novos empreendedores, se através de concurso público ou convidados. O coordenador afirmou que a prefeitura de São Bernardo também não sabe quanto irá investir no Centro.

Serviço
CEITEC – Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Inscrições da chamada pública vão até 29/09
Telefone: 4330-2622 / 2630-4232
ceitec@saobernardo.sp.gov.br
www.saobernardo.sp.gov.br/ceitec

Texto: Mariana Cunha

Fonte: Metodista