Saiba como começar a praticar o esporte

METODISTA

Saiba como começar a praticar o esporte

Uma bola de futebol e muito treino. Isso é praticamente tudo que você precisa para praticar o freestyle. Pode-se treinar em quadras, parques, ou até mesmo em casa. Os praticantes dessa modalidade, também se reúnem para práticas em grupos, que são chamados de “meetings”, marcados por meio das redes sociais.

O que era uma brincadeira de criança hoje tem campeonatos na agenda esportiva. Há o Mundial, o Panamericano e o campeonato europeu. Esses torneios também contam com o patrocínio de marcas conhecidas mundialmente, como Adidas, RedBull e Nike.

Inclusive alguns jogadores também têm investido em aulas, muitas delas para crianças e jovens que admiram os movimentos e querem fazer igual.

Uma possível facilidade que ajuda a disseminar o freestyle é onde praticá-lo. Há vídeos em que jogadores conhecidos no mundo do freestyle realizam suas “manobras” até em um quarto de hotel. Um desses atletas até adotou o nome da prática. É Diego Freestyle, 30, que possui vídeos em que aparece fazendo manobras em escadas, obras de construção, em praças de alimentação, quarto de hotel, onde seria praticamente impossível praticar outro esporte.

Diego vem praticando o freestyle desde 2004. É um dos pioneiros da modalidade em solo brasileiro. O jogador disse que se inspirou em propagandas de marcas famosas, em que jogadores famosos, como Ronaldinho Gaúcho, apareciam fazendo truques com uma bola de futebol, e tentou reproduzir os “malabarismos”. Fez um vídeo que teve uma alta repercussão. Em razão disso, o jogador viu que a prática podia ser sua profissão.

“Fiz comercial para Yahoo, UOL, Bradesco, DalPonte e até mesmo com o Ronaldo Fenômeno para a Nike. Em 2008, fui para a Irlanda me apresentar em um evento que durou dois meses. Hoje, disputo campeonatos ao redor do mundo, já visitei mais de 30 países e tudo isso graças ao freestyle.”

Texto: Gabriel Granjo

Fonte: Metodista