Rua de lazer tem bicicletas grátis para a população

bi

Desde quando a avenida Barão de Mauá, na Chácara Inglesa, em São Bernardo, passou a ser fechada para lazer, aos domingos e feriados, é comum ver moradores praticando exercícios. A caminhada ou a pedalada pela avenida também são opções, além do skate.

O local, que já havia sido fechado anteriormente, voltou a ser um espaço dedicado para a população, no dia 19 de fevereiro. Diante dos pedidos dos moradores para mais espaços de lazer, a partir do dia 5 de março deste ano, a Prefeitura de São Bernardo iniciou o empréstimo de bicicletas à população.

A moradora do Jardim do Mar e corretora de seguros, Lilian Santos, 44, costuma frequentar a avenida todos os domingos. “Fui nesse domingo (26) e peguei uma bike emprestada. Basta informar o nome e o número do RG e o empréstimo é feito por 30 minutos.” Ainda segundo Lilian, caso não tenha fila de espera, é possível pedalar por mais tempo.

Há vários tamanhos de bicicletas. Adequadas para cada idade, estão disponíveis infantis e adultas. Além disso, segundo a população, e confirmado pela prefeitura, também há empréstimo de equipamentos de segurança, como o capacete.
Segundo informações da Secretaria de Transporte e Vias Públicas, por meio da assessoria de imprensa, no primeiro dia do projeto foram emprestadas 30 bicicletas. Já na terceira semana da iniciativa, foram mais de 100 empréstimos, entre o período das 9h ao meio dia. Perguntada sobre a forma de aquisição das bikes e manutenção, por e-mail e telefone, a prefeitura não respondeu.

Oficina educativa é oferecida para crianças com o tema trânsito. Giz de cera e guache são materiais utilizados durante atividades
Oficina educativa é oferecida para crianças com o tema trânsito. Giz de cera e guache são materiais utilizados durante atividades.

A iniciativa também agrada os mais velhos. Moradora da Vila Euclides há 12 anos, a secretária Simone Pinheiro, 47, conta que leva as filhas, de 9 e 11 anos, para se divertirem na avenida. Para ela, essa iniciativa remete á sua infância, quando brincava na rua. “Acho legal resgatar essa história de brincar na rua. Espero que continue por muito tempo, a ideia é ótima”, completou Simone.

Além das bicicletas, é oferecida uma oficina com atividades educativas para as crianças com o tema trânsito. Segundo a prefeitura, uma tenda é montada com materiais para a pintura, com giz de cera, tinta guache, entre outros. As crianças também podem participar de um circuito fechado, para conhecerem sobre as leis de trânsito.
Antes da diversão, é importante tomar alguns cuidados. Segundo o educador físico Clayton Xavier, 39, antes de praticar exercícios físicos, é necessário estar bem alimentado. “Alimentos leves, como frutas, água de coco e bebidas isotônicas (que dão energia) são boas opções.”

 

 AUTOR: Amanda Leonelli Florindo, Thalita Ribeiro 
FONTE: Metodista