Procrastinação

tcc

Definição: Substantivo feminino. Ato ou efeito de procrastinar; adiamento, demora, delonga. Procrastinar consiste em adiar os afazeres.

A procrastinação sempre existiu, porém, antes não existia Skype ou Facebook, muito menos whatsapp. Hoje a luta é mais severa!

Você com certeza já deixou algo para depois, mesmo podendo fazer naquele momento. Você analisa, calcula, pensa e repensa, então acaba concluindo que dá tempo de fazer a tarefa depois, e acaba por ter de fazer tudo correndo, de qualquer jeito, totalmente em cima da hora.

Como eu sei disso? Agora mesmo, eu estou enrolando desde o começo da semana para escrever esse artigo e procrastinei até o último minuto. E faço isso em várias situações como estudar para as provas, arrumar a casa, mudar algo. E sempre percebo que esse ato só prejudica.

Maneiras de evitar

1.Defina prazos, isso sempre auxilia. Você tendo uma meta de tempo para cumprir a tarefa fará com que você se empenhe mais.

2.Faça uma lista de prioridades e enumere as mais urgentes. Mas cuidado para não usar as próprias tarefas para procrastinar. Resolver fazer a faxina da casa antes de terminar o relatório importante que você tem para o dia seguinte, não muda o fato de que você está procrastinando. Apenas alterou uma atividade importante, por outra menos importante. Atente-se para isso.

1

3.Pense na sensação de dever cumprido e estabeleça uma recompensa para cada vez que você cumprir uma tarefa no prazo estipulado. Você verá que a sensação é muito boa mesmo.

Psicologicamente falando, o ato de procrastinar também se deve, em alguns casos, pela baixa autoestima, ansiedade e uma mentalidade autodestrutiva. Esse “adiar de tarefas” pode ser desde uma pequena situação, como por exemplo, organizar uma sala desarrumada. E as mais graves, como o vestibulando que adia os estudos até o último momento, ou as pessoas que deixam para fazer nos últimos minutos aquele relatório importante do trabalho. As causas psicólogas desse ato estão relacionadas à ansiedade e preguiça mental. O indivíduo deixa para depois o que ele presume que vá causar uma interrupção irritante no fluxo das coisas.

Na fisiologia, a causa da procrastinação se deve ao córtex pré-frontal. Essa área é responsável pela atenção, organização e controle de impulso, ela age como um filtro diminuindo os estímulos que causam a distração. Lesões ou baixo uso dessa área faz com que a pessoa perca essa capacidade.

O fato é que muitas pessoas procrastinam e, algumas vezes nem percebem, ou acham que não é tão importante e que não afeta seu cotidiano. Temos que nos atentar ao grau de nossa procrastinação, pois algumas vezes ela pode prejudicar você, e sem perceber, você está em uma bola de neve de afazeres deixados para depois.

Se sentir muita dificuldade procure ajuda, um psicólogo, um parente, um amigo. Conte o que está passando e peça ajuda. Mas faça isso agora, não deixe para depois.

Noemia Passos é estudante de jornalismo e faz parte do projeto Focas de Jornalismo, do Clube do Jornalismo desde 2015.