Manual de sobrevivência do novo mackenzista

MACKENZIE

manual de sobrevivencia do novo mackenzista

Os primeiros dias de aula na universidade podem ser assustadores ou no mínimo confusos, principalmente para quem veio de outra cidade ou escola de estrutura diferente. Atléticas, diretórios, empresas juniores, coordenadorias, setor disso, setor daquilo, professores que dão aula para todo mundo sem ninguém saber o primeiro nome deles… a princípio pode parecer que tudo vai dar errado e a gente nunca vai se adequar. Mas calma, há algumas dicas que podem ajudar a sobreviver ao dia-a-dia no campus.

1. O trote não é necessariamente um filme de terror

A primeira coisa a se saber é que nenhum calouro é obrigado a participar dos trotes. Os estudantes que não quiserem ir para a recepção externa, organizado geralmente pelas atléticas, podem ir para as salas de aula normalmente. Não comparecer também não significa que a pessoa não fará amigo nenhum na universidade, ainda haverá cerca de quatro anos de oportunidades para isso.

2. Fique muito atento à chamada

Alguns nomes demoram um pouco mais para constar na lista ou podem estar na turma errada. Caso perceba que o seu não está sendo chamado, pergunte ao professor ou vá à secretaria do seu curso tentar entender o que está acontecendo. De qualquer forma, não é motivo para desespero. O pior que pode acontecer é precisar ir à Secretaria Geral pedir abono de faltas explicando os motivos por escrito.

3. O mapa será seu primeiro melhor amigo

Muitas vezes as aulas acontecem em prédios diferentes uns dos outros. Apesar de enumerados, alguns acabam sendo mais conhecidos por apelidos. Na dúvida, procure algum dos mapas que ficam na entrada ou fale com algum dos seguranças.

4. Acostume-se a pedir informações na Secretaria Geral e na do seu curso

É uma quantidade imensa de alunos para administrar e sempre pode acontecer de ocorrerem mudanças internas no setor. Se o seu TIA (cartão de entrada) não chegou, seu Passe Livre não está funcionando ou você perceber qualquer coisa estranha com a sua matrícula, procure saber o que está acontecendo. Se for algum problema técnico urgente, é provável que seja a única forma de entender qual é e procurar solucioná-lo.

5. Siga o máximo de páginas nas redes sociais

São muitas organizações realizando eventos e divulgando informações, como palestras, oportunidades de estágio, etc. Algumas são institucionais e outras não. De qualquer forma, é a melhor e mais fácil maneira de saber o que está acontecendo na universidade. Não é raro gerarem oportunidades de aprender com especialistas que já estão no mercado de trabalho, ganhar horas complementares ou simplesmente renderem assunto para a fofoca da semana.

6. A diversidade de pessoas é uma das marcas da Universidade

Há ainda quem possa ter necessidades específicas, sejam elas relacionadas a bolsas de estudos ou questões identitárias. De qualquer forma, há grupos de veteranos e coletivos organizados autonomamente por estudantes dispostos a solucionar todo tipo de dúvida. É só dar uma procurada. Lembrando sempre que a Redação Virtual também é uma das melhores formas de se informar sobre o que está acontecendo na universidade. Boa sorte nos seus primeiros dias e lembre-se sempre que uma vez mackenzista, sempre mackenzista!

Texto: Victor Mello

Fonte: Mackenzie