Kabaddi: o esporte milenar da Índia

kabaddi o esporte milenar da Índia

Já ouviu falar em Kabaddi? Esse nome pouco comum é um esporte originário da Índia e praticado nos países do continente asiático.

História do Kabaddi

Tudo começou na pré-história quando homens ainda precisavam defender-se de animais para sua sobrevivência. Apesar de não ser formal, existem indícios de que o esporte já tenha cerca de 4000 anos.

Apenas em 1936, durante os Jogos Olímpicos de Berlim houve uma apresentação do esporte e somente assim foi reconhecido como modalidade esportiva. Apesar disso, o esporte nunca participou oficialmente de uma Olimpíada até a atualidade.

Em 1991 a World Kabaddi Federation foi fundada por seis países. Canadá, Estados Unidos, Índia, Inglaterra, Paquistão e Malásia reuniram-se para dar vida a nova federação. Em seguida, houve o primeiro Mundial de Kabaddi.

O Jogo

São duas equipes de sete integrantes com o objetivo de tocar o máximo de jogadores adversários. A quadra oficial usada para os jogos tem medidas pequenas, são 10m x 12,5m.

O atacante precisa avançar para o campo do rival e tocar o maior número de adversários que conseguir, mas com uma condição: ele não pode respirar em campo oponente. Ao retornar para o seu lado, é necessário gritar duas vezes “Kabaddi” para provar ao juiz que estava realmente sem respirar até aquele momento. O aluno do curso de jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Matheus Veloso, contou que logo que ficou sabendo do Kabaddi, estranhou. Mas, conhecendo melhor o esporte, percebeu que exige muito esforço de cada atleta e que tem a impressão de ser um jogo bastante competitivo.

Texto: Ana Julia Palochi 

Fonte: Mackenzie