Internet traz novas possibilidades para a música autoral

Plataformas online e sites de música podem auxiliar o artista a divulgar seu trabalho

Internet traz novas possibilidades para a música autoral

A internet trouxe novas possibilidades para a música autoral como plataformas especificas de divulgação e canais de comunicação destinados a divulgar este tipo de trabalho. O modo de consumo da música também mudou. De acordo com o Conecta,levantamento online realizado pelo Ibope em março deste ano, 76% dos brasileiros consomem música digital atualmente.

Plataformas online e gratuitas como o Bandcamp e o Soundcloud podem auxiliar o músico a divulgar seu trabalho autoral. No Bandcamp, o compositor pode criar uma página pessoal e personalizada com as informações do trabalho. O artista pode também definir um preço fixado para o download ou dar a opção do ouvinte definir o quanto pagar, no sistema ‘name your price’ (nomeie seu preço).

Para combater a violação aos diretores do autor, o Bandcamp disponibiliza a transmissão das músicas completas de forma gratuita via streaming, oferecendo a opção do ouvinte apoiar o músico por meio de doações.

O universitário Danilo Giacometti começou a divulgar sua música em 2013 pelo Soundcloud e também utilizou as redes sociais como o Facebook e o Instagram no processo. “Acredito que a internet abre uma gama de oportunidades imensas para quem faz música. Você consegue entrar em contato com alguém que, às vezes, mora do outro lado do mundo, mas curte a mesma coisa que você” afirmou Giacometti.

A interface do Soundcloud permite que os usuários, conectados por blogs ou redes sociais, deixem suas impressões enquanto ouvem a música em tempo real. “Gosto muito do fato de que muitas das críticas são de pessoas que você não faz ideia de onde vêm e que estão sendo sinceras com você”, disse o estudante.

Giacometti contou que gravou uma música com um amigo de Minas Gerais que conheceu pelo Twitter, fato que não seria possível se ele não tivesse conhecido a obra do artista pela internet. “A facilidade de ouvir sons de diversas naturezas e que podem ter um impacto no que você cria, sem dúvidas, aumentou com a internet”, comentou o universitário.

Os veículos e canais de música também podem ajudar o artista no ambiente digital. Na última segunda-feira (26) a UBC (União Brasileira dos Compositores) divulgou uma lista com os melhores sites nacionais para o músico divulgar seu trabalho, a lista com todos os veículos, que inclui os contatos dos curadores, pode ser consultada aqui

Autor: Gabriel Mendes

Fonte: Metodista