Hand Talk: um aplicativo que traduz textos, imagens e sons para Libras

1

Segundo o IBGE, o Brasil possui quase 10 milhões de pessoas com algum tipo de problema auditivo, entre elas há uma parcela que depende exclusivamente da Libras – a língua brasileira de sinais – para se comunicar. Com o intuito de quebrar barreiras e facilitar a comunicação entre as pessoas, três jovens alagoanos criaram o Hand Talk.

O Hand Talk é uma ferramenta gratuita de tradução simultânea de conteúdos em português para Libras. O aplicativo foi lançado em 2013 e neste mesmo ano foi considerado o melhor aplicativo de inclusão social do mundo pela ONU.

O app traduz em tempo real conteúdos em áudio, texto escrito ou fotografado para a linguagem dos sinais com o auxílio de um intérprete virtual, o Hugo, um simpático personagem em 3D que torna a utilização fácil e interativa.

Ronaldo Tenório, CEO da Hand Talk, afirma que o propósito do aplicativo é trazer mais conhecimento e acessibilidade. “Nossa ferramenta pretende auxiliar a comunicação entre surdos e ouvintes. Além disso, um dos nossos objetivos é difundir ainda mais a Língua Brasileira de Sinais em nosso país”.

O aplicativo é gratuito e muito simples de ser utilizado. Indique aos seus amigos e pessoas que você sabe que podem ser beneficiadas com a iniciativa. Passe a ideia adiante! Para saber mais acesse: http://www.handtalk.me/plus

Beatriz Pereira é jornalista e faz parte do projeto Focas de Jornalismo, do Clube do Jornalismo, desde 2015.