Dicas de livros para treinar o seu inglês

Dicas de livros para treinar seu inglês

Como nós, aqui da Editoria Internacional, já dissemos, estudar inglês ou qualquer outro idioma nas férias pode ter o seu lado bom. No post da semana passada, mencionamos os podcasts e a rádio internacional, que permite você conferir o que está tocando e sendo falado no mundo todo. Está semana, seguindo a linha de aprender um idioma nas férias, a editoria vai falar um pouco sobre livros em inglês.

Sei que pode parecer levemente assustador ler um livro inteiro em uma língua que não seja o português, mas estamos aqui para que você, mackenzista, esqueça essa ideia e entre no mundo da literatura estrangeira.

Reunimos alguns autores e dicas para você iniciar as leituras.

Procure livros com uma linguagem e enredo simples

Obras como as do John Green, são ótimas para começar. Além de ter uma linguagem adolescente, o enredo não possui muitos personagens e a história se desenvolve cronologicamente, o que impede que você se perca no tempo. Além disso, dois dos livros dele já viraram filme, A culpa é das estrelas (The Fault in Our Stars) e Cidade de Papel (Paper Towns). Assim, caso você tenha lido o livro, mas ainda tem algumas dúvidas quanto ao enredo, vale conferir os longas.

Leia uma resenha em português

Se você começou o livro e está totalmente perdido na sua escolha, uma solução é ler uma resenha em português. Assim você se contextualiza quanto aos nomes e funções dos personagens, o tempo e espaço em que a história passa e a principal questão do romance. Procure não saber o final, assim você perde a vontade de ler e acaba com todo o desafio que estamos propondo.

Não tente entender cada palavra

Parar a cada palavra pra procurar no dicionário o seu significado, pode ser uma furada. Tente ler uma página ou duas direto, procure entender a ideia geral dos parágrafos. Caso você perceba que tem uma frase ou oração que se repete e ainda não sabe o significado, vale a pena procurar a tradução.

Vale lembrar que se a leitura não está rendendo, talvez esse livro não seja o ideal ainda. Se isso acontecer procure algo mais fácil e volte ao primeiro quando se sentir mais seguro com o idioma.

Histórias em primeira pessoa

Livros escritos em primeira pessoa simplificam a vida do estudante. O leitor sempre saberá quem está falando, não terão muitas descrições de espaço árduas e a gramática pode ser ainda mais simples.

O livro A Garota do Trem (The Girl On The Train), da Paula Hawkins, é uma ótima opção. Além de ter a linguagem na primeira pessoa, a história é envolvente e super simples de entender. Diferentemente dos livros mais cronológicos do John Green, esse romance é um pouco mais desafiador neste sentido, pois os capítulos mudam as datas constantemente. Mas, não se assuste, pois o tempo é bem definido no início de cada etapa. Vale conferir o filme, que foi lançado em 2016 e estrelado pela Emily Blunt.

Vá com calma

Ler leva tempo, então tenha paciência, pois com o passar das páginas sua mente vai se acostumar. Procure sempre se desafiar a cada livro que você começar e depois conta pra gente como foi essa experiência!

Texto: Elizabeth Matravolgyi

Fonte: Mackenzie