Dia Internacional da Natação e as curiosidades do esporte

MACKENZIE

Dia 8 de abril foi comemorado o Dia Internacional da Natação. E para homenagear essa data, vamos trazer algumas curiosidades que talvez você não saiba sobre essa atividade que, como esporte ou recreação, encanta a muita gente.

Curiosidades

O primeiro torneio de natação ocorreu com uma prova de 440 jardas, na Austrália, em 1858.

Já no Brasil, a primeira competição foi organizada em 1898, um ano depois da fundação  da União de Regatas Fluminense. O campeonato era uma prova de 1500m, realizada entre a Fortaleza de Villegaignon e a praia de Santa Luzia, no Rio de Janeiro.

Como esporte olímpico a natação tem história. Ela já estava presente na primeira olimpíada da era moderna, na Grécia em 1896. Foram realizadas três provas, todas ela nos mar.

As mulheres só puderam competir nas Olimpíadas de 1912, em Estocolmo, na Suécia. A primeira campeã foi a australiana Sarah Funny Durack.

Embora a natação seja uma prática milenar, as competições em piscinas só passaram a acontecer  entre os anos 1930 e 1940, quando a Federação Internacional da Natação (FINA), decidiu as medidas da piscina, que seguem até hoje.

Atualmente, as piscinas devem seguir algumas regras em competições internacionais, como por exemplo, ter 50m de comprimento e no mínimo 3m de profundidade e sua temperatura deve variar apenas entre 25º e 27º.

Há 4 estilos para competir em natação, sendo eles: Livre, na qual o nadador fica com parte do corpo para fora da água. Costas, onde os competidores largam de dentro da piscina. Peito, que precisa ser realizado com o movimento simultâneo das pernas e dos braços na horizontal. Borboleta, em que os competidores precisam estar com os ombros alinhados à superfície da água. E o Medley, que reúne os quatro estilos em uma única competição.

E claro que nós do Mackenzie não ficaríamos de fora dessa. Afinal um dos maiores nadadores paraolímpicos da história do nosso país é mackenzista, o grande campeão Daniel Dias. Sem dúvida nenhuma uma das maiores estrela do esporte nacional.

Texto: Kaue Felix

Fonte: Mackenzie