Câmara aprova relatório final da CPI do lixo

METODISTA

Câmara aprova relatório final da CPI do lixo

Por unanimidade, a Câmara dos Vereadores de São Bernardo aprovou, nesta quarta-feira (30), o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do lixo. A comissão foi instaurada para analisar a parceria público-privada feita entre a Prefeitura e a empresa contratada para recolhimento de resíduos na cidade, a SBC Valorização de Resíduos.

O texto do relatório final apontou problemas no cumprimento do contrato e considerou o modelo de pagamento estabelecido como não-benéfico para a prefeitura. Um caso que chama a atenção é o de uma usina de lixo no bairro Alvarenga que já deveria estar em funcionamento, mas ainda se encontrava no processo de obtenção de licenças.

Para o vereador e relator da CPI, Juarez Tudo Azul (PSDB), é necessário auditorias nas contas e no contrato desta parceria “É preciso verificar se tudo aquilo que foi pago, foi executado. Agora quem vai buscar se houve dolo ou não é o Ministério Público”.

A comissão foi instaurada em fevereiro, em meio a uma greve dos coletores de lixo, que estavam sem receber desde setembro do ano anterior. Em junho, a prefeitura chegou a um acordo com a SBC Valorização de Resíduos para o fim do contrato em até 180 dias.

A prefeitura deve abrir novo processo de licitação para o serviço.

Texto: Luis Henrique Leite

Fonte: Metodista