Bibliotecas Públicas de São Bernardo agora estão informatizadas

Prefeitura da cidade disponibiliza acesso on-line ao acervo de todas as bibliotecas

Bibliotecas Públicas de São Bernardo agora estão informatizadas

As Bibliotecas Públicas de São Bernardo foram pioneiras no processo de informatização do acervo. Desde a década de 70 utiliza o TAUBIPE (Total Automação de Bibliotecas Públicas e Especializadas), sistema desenvolvido em parceria entre o Departamento de Processamento de Dados e o Departamento de Bibliotecas Públicas. Com o passar do tempo, as mudanças de equipe e a descontinuidade das atualizações, o sistema passou a não atender mais às necessidades dos serviços de informação.

Em 2011, o acesso às novas tecnologias, a rede de dados (internet) e a composição de uma nova equipe, possibilitou a retomada pela busca de um novo sistema que atendesse a necessidade das bibliotecas públicas e escolares, que fosse de baixo custo ou gratuito e de fácil manutenção.

A mudança veio no novo sistema Koha, em 2013, um sistema integrado de gestão de bibliotecas criado na Nova Zelândia, de software livre.

Entretanto a implantação do novo sistema ficou incompleta e foi retomada em 2017. Para tanto, foi necessário fazer o inventário de todo o acervo das bibliotecas e acertar os registros da migração. Todo o desenvolvimento foi feito por servidores da Divisão de Bibliotecas Públicas, sem custos para os cofres públicos.

Leia Mais: Pinacoteca de São Bernardo é o maior museu do ABC 

José Ricardo Quaglio, encarregado pelo serviço de informatização, diz que a informatização traz mudanças relativas ao controle e gerência do acervo em rede, na agilidade dos serviços de atendimento (pesquisa, empréstimo, devolução e reserva) e que a disponibilização do acervo na WEB deve trazer mudanças nas unidades no que tange às rotinas de atendimento e à mediação. “Com o novo sistema dá para saber os materiais existentes, em quais unidades temos os títulos, quais estão emprestados, danificados e quais possuem um fluxo de maior circulação”, explica José.

O catálogo de todas as bibliotecas públicas para consulta dos usuários pode ser acessado por meio do site: http://bibliotecapublica.saobernardo.sp.gov.br.

A chefe de seção Lucimara de Almeida comenta sobre a disponibilização para web e sobre as pessoas estarem utilizando do sistema. “Ainda é muito cedo para avaliar, pois o acervo está disponível desde o dia 19 de agosto. Estamos acompanhando o acesso, que está crescente, a repercussão nas bibliotecas e no serviço de atendimento e fazendo melhorias na página.  Porém já tivemos comentários positivos de quem utilizou o sistema” relata Lucimara.

O sistema está na internet desde a segunda quinzena de agosto e essa primeira versão ainda sofrerá modificações no seu layout, agregará novas funcionalidades e permitirá mais interatividade com o usuário, como por exemplo fazer a reserva do título escolhido, caso esteja emprestado para outro usuário, assim como algumas alterações no seu cadastro.

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia da Universidade Metodista de São Paulo.

Autor: MAYARA CLEMENTE

Fonte: Rudge Ramos Online/Metodista