Artista de São Bernardo é selecionada para participar de exposição em Paris

METODISTA

Artista de São Bernardo é selecionada para participar de exposição em Paris

A artista de São Bernardo Jacira Lacerda, 51, foi selecionada para participar de uma exposição virtual em Paris, organizada pelo Centro Cultural do Brasil, na França. Além de Jacira, outros 27 pintores brasileiros também foram escolhidos.

Jacira faz tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Bernardo a cinco anos e voltou a pintar depois de 23 anos o projeto NutrArte da prefeitura, que encaminha pacientes para participar de ateliês de pintura na Pinacoteca da cidade. “Não tem nada como a arte para ser um processo de cura. Me ajudou muito como pessoa ter ido pro CAPS”, contou a pintora.

A artista também diz que um momento marcante em sua trajetória desde que ela voltou a pintar foi quando o curador da pinacoteca, João Delijaicov, se referiu a ela como pintora pela primeira vez. “Sendo ele um curador, foi muito importante pra mim. Por mais que gente seja artista, a gente nunca se acha artista”.

A ideia de enviar seus quadros para participar de exposições partiu de sua irmã, que também cuida de suas redes sociais. “Eu acabo sendo meio desligada quanto a isso. Minha irmã e o pessoal do ateliê que me indicaram para me inscrever nessa exposição em Paris”.

A mostra virtual organizada pelo Centro Cultural do Brasil, na França, selecionou 27 artistas brasileiros, dentre os 300 que se inscreveram. Intitulada “Tomar Corpo”, A curadoria será de Danilo Lovisi. Ainda não há data de início prevista.

Jacira atualmente está com quadros expostos na Pinacoteca de São Bernardo, em uma exposição que tem como tema “artes produzidas por pacientes do CAPS”. A Pinacoteca está localizada na rua Kara, 105.

Texto: Luis Henrique Leite

Fonte: Metodista